Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PR autoriza empréstimo de 500 milhões USD junto do Banco Mundial

Primeiro de 3 financiamentos

João Lourenço dá poderes ao ministro das Finanças para formalizar empréstimo e emitir instrumentos de garantia de reembolso.

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por despacho presidencial, o ministro das Finanças a contratar um empréstimo de 500 milhões USD ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), organismo do Banco Mundial, destinado a programas de crescimento inclusivo.
Trata-se de um de três acordos de financiamento, que serão aprovados pelo conselho de administração do Banco Mundial (BM), no dia 27 de Junho, no âmbito do programa Development Policy Financing (DPF), ou Financiamento a Políticas de Desenvolvimento, num montante global de 1,2 mil milhões USD.
O pacote de financiamento do Banco Mundial é complementar aos 3,7 mil milhões USD que até 2021 chegam a Angola, ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado do Fundo Monetário Internacional, e visa atenuar o impacto de algumas medidas de estabilização macroeconómica.
Como noticiou o Expansão na sua edição de 12 de Abril, os 1,2 mil milhões USD de financiamento do BM desdobram-se em três tranches, correspondendo cada uma a um acordo de financiamento.
A tranche de 500 milhões USD destina-se a financiar políticas de desenvolvimento; outra tranche de 250 milhões USD será destinada ao sector da electricidade e uma terceira, de 330 milhões USD, será para implementar um programa que visa mitigar o impacto dos aumentos nos preços da electricidade, água e transportes públicos, decorrente do fim da subsidiarão estatal a estes serviços. Este último tem ainda em vista programas de bancarização dos mais pobres.

(Leia o artigo na integra na edição 527 do Expansão, de sexta-feira 7 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)