Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

"É preciso leis que protejam a produção de marcas angolanas"

Karina Barbosa

Com 22 anos de carreira a organizar eventos, pela qual foi homenageada, Karina Barbosa assume que o universo da moda é "curto" para as modelos, mas oferece oportunidades para vários profissionais. A moda angolana já tem nome, mas tem de saber dar o salto.

Foi homenageada pelos serviços que presta. Que significado tem este tributo?

É gratificante saber que o meu trabalho é notado e valorizado, fico feliz e honrada. Mas o principal é saber que fiz e faço a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente jovens, inspirando-os e motivando- os a seguirem uma carreira, a lutarem e alcançarem os seus sonhos, tornando-se independentes.

Quando e onde começou a sua carreira como produtora?

Há 22 anos comecei a fazer as primeiras produções, ainda em Portugal. Em Angola, concebi e produzi, há 19 anos, a 1.ª edição do Angola Fashion Week, enquanto directora geral da Mango"s International Models, e depois comecei a co-produzir o Moda Luanda, com o Kayaya Jr, quando criámos a Step, há 18 anos. Desde aí, produzimos todo o tipo de eventos, desfiles, conteúdos e programas para televisão, eventos de música, corporativos, comerciais e privados, videoclips, lançamentos, grandes shows, festivais de música...

Qual o balanço que faz?

Bastante positivo. Consegui inovar e criar um estilo de moda e entretenimento mais alinhado aos padrões internacionais, e fui pioneira na criação de carreiras de manequins e na sua internacionalização, levando-as aos palcos da moda mundial. A inovação estendeu-se aos festivais de música, com conceitos diferenciados de palco, cenário e performances que inspiraram outros produtores e artistas. O mesmo com os prémios, com a criação dos Troféus Moda Luanda e Globos de Ouro Angola.

(Leia o artigo na integra na edição 528 do Expansão, de sexta-feira 14 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)