Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Receita dos diamantes já ronda os 62% do total vendido em 2018

ENTRE JANEIRO E MAIO DE 2019

Os diamantes continuam a ser o segundo maior produto mais exportado por Angola, atrás dos petróleos. As receitas continuam a subir.

A receita fiscal resultante da venda de diamantes, nos primeiros cinco meses deste ano, já ronda os 62% do total arrecadado no ano passado, indicam os dados da direcção de tributação especial da Administração Geral Tributária (AGT).

O relatório aponta que o País arrecadou até final de Maio 12,4 mil milhões Kz, o equivalente a 62% dos 20,0 mil milhões Kz arredados nos dose meses de 2018.

Segundo o mapa mensal da receita fiscal, o total da receita fiscal em dólares, nos primeiros cinco meses de 2019 já vale 46%, dos 1,1 mil milhões USD arrecadados no ano passado, ou seja, entraram para os cofres do Estados, entre Janeiro e Maio, 526,2 milhões USD resultantes da venda de diamantes.

Contas feitas, em termos de volume vendido este ano já ronda os 42,5%, ou melhor, Angola vendeu, durante o período em referência, 3,5 milhões de quilates de diamantes, contra os 8,4 milhões comercializados nos dose meses de 2018. (...)


(Leia o artigo integral na edição 530 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)