Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola paga 4,1 milhões USD a lóbistas norte-americanos

JOÃO LOURENÇO CONTRATA REFORÇOS PARA AJUDAR A CREDIBILIZAR A BANCA NACIONAL

O Gabinete do Presidente da República vai gastar perto de 342 mil USD mensais para ter o apoio de uma equipa de lóbistas norte-americanos que irão ajudar o Governo a atrair investidores e negócios nos EUA, e a facilitar o retorno dos bancos correspondentes que deixaram de transaccionar dólares com Angola em 2016.

A Presidência da República vai pagar 4,1 milhões USD a uma das maiores empresas norte-americanas de lóbi para representar o País em Washington, com o objectivo de recuperar a credibilidade do sistema bancário de Angola para garantir que sejam retomadas as operações em dólares com bancos dos EUA, bem como a atrair maior investimento e negócios com empresários norte-americanos.

A informação, consultada pelo Expansão, consta na documentação que a Squire Patton Boggs, LLP (SPB) teve de submeter às autoridades dos EUA, na qual é revelada que o Gabinete do Presidente da República terá de antecipar de imediato o pagamento de metade do valor contratado, pouco mais de 2 milhões USD, que serão depositados numa conta caucionada, de onde sairão mensalmente 341.667 USD para a conta da empresa norte-americana.

Segundo Theorodic Meyer, do blogue Politico Influence, a SPB irá trabalhar com uma equipa de seis lóbistas que irão apoiar o Presidente João Lourenço, "actualmente envolvido numa robusta transição política particularmente dura porque envolve o combate a 38 anos de corrupção enraizada no País", um cenário que "ele quer alterar".

Na informação disponibilizada ao Foreign Agents Registration Act (FARA), do Departamento de Justiça dos EUA, é também esclarecido que será subcontratada a empresa Erme Capital Ltd. e que o contrato com Angola é válido entre 18 de Junho de 2019 e 17 de Junho de 2020, data em que será renovado por mais um ano, lê-se na carta-contrato assinada, do lado angolano, pelo Secretário para Assuntos Diplomáticos de Cooperação Internacional, Victor Manuel Rita da Fonseca Lima. (...)


(Leia o artigo integral na edição 531 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)