A China e o Desenvolvimento de África

A China e o Desenvolvimento de África

Na terceira Cimeira dos chefes de Estado e de Governo do Fórum de Cooperação China - África (FOCAC, em inglês) realizada em Pequim em Setembro de 2018, o Presidente Xi Jinping anunciou a realização por parte da China de oito iniciativas que visam o desenvolvimento do continente Africano para o período 2019-2021.

Segundo Xi Jinping, "desde a cimeira de Joanesburgo do FOCAC em 2015, a China implementou integralmente os dez planos de cooperação adoptados na Cimeira. Um grande número de projectos de infra-estruturas ferroviárias, rodoviárias, aeroportuárias, portuárias e outras, bem como uma série de zonas de cooperação económica e comercial foram construídos ou estão em construção.

A nossa cooperação em paz e segurança, ciência, educação, cultura, saúde, redução da pobreza e interacções interpessoais aprofundou-se. O financiamento de 60 mil milhões USD prometido pela China foi entregue ou providenciado.

Para construir uma comunidade China-África ainda mais próxima, com um futuro compartilhado na nova era, a China lançará oito grandes iniciativas em estreita colaboração com os países africanos nos próximos três anos, com base nos dez planos de cooperação já adoptados". (...)


(Leia o artigo integral na edição 531 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i