Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol 'despacha' participações em Bancos

NA SAÍDA DE NEGÓCIOS 'NON CORE'

A Sonangol tem quase finalizada a estratégia para alienar as participações que detêm em bancos angolanos e no português BCP, apurou o Expansão junto de fontes da petrolífera nacional.

Esta não é uma tarefa simples pois a estratégia de saída da Sonangol das suas participadas do sector financeiro em Angola e Portugal por via de parcerias com investidores privados foi construída e deverá ser operacionalizada à margem do Programa de Privatizações.

O Expansão sabe que a Sonangol está a preparar-se para negociar esta saída da banca nacional e que o Estado tem preferência por vender as Acções por via do Mercado de Bolsa por permitir maior transparência, entretanto tal dependerá do consenso com os outros accionistas.

A Sonangol tem acções em bancos a operar em Angola, co - mo são os casos do BAI (8,5%), BFA (13,0% de participação indirecta por via da Unitel); Caixa Angola (25,0%) Banco Económico (31,5%) e em Portugal as acções no Millennium BCP (19,5%). (...)


(Leia o artigo integral na edição 532 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)