Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

RIL caem para mínimos dos últimos doze anos, mas está acima dos critérios de desempenho do FMI

RESERVAS INTERNACIONAIS LÍQUIDAS

É preciso recuar até Setembro de 2007, período em que as Reservas Internacionais Líquidas valiam 10,1 mil milhões USD para encontrar um valor mais baixo que o registado em Junho.

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) atingiram em Junho o valor mais baixo dos últimos doze anos, fixando-se nos 10,2 mil milhões de USD, mas ainda assim estão a cumprir os entretanto revistos critérios de desempenho acordados com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do programa de financiamento que aponta para um mínimo de 9,8 mil milhões USD no I semestre.

É preciso recuar até Setembro de 2007, período em que as RIL valiam 10,1 mil milhões USD para encontrar um valor mais baixo que o registado em Junho.

Em Setembro de 2017, aquando da tomada de posse de João Lourenço, as RIL valiam 15,2 mil milhões USD, o que significa que desde esta altura o País já perdeu 5 mil milhões USD. E a culpa não é só do preço do petróleo, mas também da pressão sobre as divisas para a importação de mercadorias e serviços, como admitiu em Maio o administrador do Banco Nacional de Angola (BNA) Pedro Castro e Silva.

"No ano passado, por exemplo, vendemos 13 mil milhões de USD ao mercado e 55% deste valor foi usado para a importação de mercadorias e 40% para a compra de serviços. Ao manter-se esta trajectória e também a maneira como são utilizadas as reservas internacionais podemos cair na insustentabilidade", disse. (...)


(Leia o artigo integral na edição 535 do Expansão, de sexta-feira, dia 2 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)