Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola realiza primeiro leilão público para exploração de diamantes, ferro e fosfato

DIREITOS MINEIROS

Cabinda, Zaire, Cuanza Norte, Lunda Norte e Lunda Sul ganham novas minas para a exploração de diamantes, ferro e fosfato. O processo de atribuição de direitos mineiros terá quatro fases e começa em Luanda.

Angola realiza, na próxima semana, o primeiro concurso público para a atribuição de direitos mineiros de prospecção, exploração de diamantes, ferro e fosfato em cinco províncias.

A iniciativa aberta aos investidores nacionais e estrangeiros vai envolver cinco concessões mineiras, sendo duas de diamantes, uma de ferro e duas de fosfatos.

O objectivo do Governo, de acordo com o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (Mirempet), será captar investidores estrangeiros para a prospecção e exploração de diamantes, ferro e fosfatos nas províncias de Cabinda, Zaire, Cuanza Norte, Lundas Norte e Sul.

O leilão arranca com a apresentação pública das potencialidades dos referidos projectos mineiros, que começa na próxima semana na capital do País, com a realização do primeiro encontro técnico, e o processo vai estender-se até ao dia 20 de Setembro. Quatro países foram seleccionados e as licitações serão feitas em Luanda, Dubai, Beijing e Londres. (...)

(Leia o artigo integral na edição 538 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)