Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Acordo sobre o fim dos vistos para Portugal e Brasil vai ser assinado em Luanda em 2020

Livre circulação

Os vistos para Portugal vão cair no próximo ano. Numa primeira fase serão contemplados os vistos de curta duração de até três meses. A medida vai ser tomada na Cimeira da CPLP de 2020.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, avançou esta semana, em Luanda, no âmbito da sua participação na Bienal, que está ultrapassada a questão técnica que condicionava a ratificação do acordo de mobilidade. O documento final vai ser submetido aos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na XIII Cimeira desta organização que decorrerá no próximo ano na capital angolana.
"Na minha opinião resolvemos a questão técnica mais difícil, agora é um trabalho de finalização de tal forma que os Chefes de Estado e de Governo possam aprovar este regime na cimeira", disse ministro português.
Santos Silva explicou que o acordo que está a ser trabalhado pelos técnicos e que deverá estar concluído em Novembro "é suficientemente flexível para acomodar problemas ou circunstâncias específicas de qualquer um dos estados membros" da CPLP.
O líder da diplomacia portuguesa garantiu também que o acordo em vista também "prevê que os países possam escolher eles próprios quais são as dimensões de mobilidade em que querem entrar e qual é o calendário que querem seguir".

(Leia o artigo na integra na edição 542 do Expansão, de sexta-feira 20 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)