Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Grande Entrevista

Angola e Holanda podem trabalhar em conjunto no sector agrícola

Anne Van Leeuwen Embaixador da Holanda em Angola

O Embaixador da Holanda fala sobre as oportunidades de negócio para as empresas de ambos os países e anuncia para Fevereiro uma missão empresarial que trará a Angola as empresas responsáveis por 80% da importação de alimentos na Holanda.

Actualmente, quais são os principais eixos da cooperação económica entre Angola e a Holanda?
Angola tem desafios de desenvolvimento e um dos objectivos importantes para tal é o processo de diversificação da economia. Este processo deve avançar e a Holanda está pronta a apoiar. É importante para nós participar na diversificação económica de Angola tendo como base uma parceria que garanta ganhos para ambos os povos e países , especialmente para os investidores holandeses e angolanos.
Quais são os sectores chave para essa parceria?
Os holandeses são muito bons em vários sectores que a economia angolana necessita de desenvolver. A Holanda é muito boa na agricultura. Repare que a Holanda tem apenas 41.543 km quadrados o que significa que todas as províncias de Angola são maiores que a Holanda. Mesmo assim, a Holanda é o segundo maior exportador de produtos agrícolas no mundo (apenas os EUA nos superam na exportação de produtos agrícolas). Isto significa que somos muito eficientes e trabalhamos com base nos mais altos padrões de expertise. E a nível da agricultura podemos trabalhar juntos.
Que outros sectores aponta como prioritários?
Também somos muito bons em logística e transportes. O Porto de Roterdão, por exemplo, já foi um dos maiores portos do mundo. Há ainda o sector das águas em que somos auto-suficientes. Repare parte da Holanda está coberta por mar e temos um histórico de lidar com água e expertises que podemos partilhar e podemos trabalhar nestes sectores olhando sempre para um cenário de ganhos para ambas as partes.

(Leia o artigo na integra na edição 543 do Expansão, de sexta-feira 27 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)