BPC e BCH cobram mais caro por cada euro e dólar vendidos

BPC e BCH cobram mais caro por cada euro e dólar vendidos
Foto: César Magalhães

Entidades fecharam semana a pedir mais kwanzas por cada euro e dólar "despachados" a clientes face aos preços dos concorrentes. A 21 de Novembro, o BPC vendia euro a uma taxa de 573,6 kwanzas enquanto BCH pedia 498,2 por dólar. Divisas custaram menos no BDA e no Banco Prestígio.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) e o Banco Comercial do Huambo (BCH) são as instituições bancárias que esta quinta-feira vendiam o euro e o dólar, respectivamente, com as taxas de câmbio mais altas do sector financeiro angolano.

Dos 25 bancos comerciais que enviaram a 21 de Novembro as respectivas taxas de câmbio ao banco central, que as publica agora diariamente na sua página da internet, o maior banco público é aquele que vende mais caro as divisas em euros e, em contraste, está na lista dos que vendem os dólares mais baratos.

Já o BCH é ao mesmo tempo o que vende o dólar mais caro e está na segunda posição do ranking dos bancos que vendem os euros mais caros. O BCA (546,1 Kz), o VTB (542,2 Kz) e o Finibanco (540,9 Kz), formam o "top 5" das taxas mais altas na venda do euro.

Entretanto, no "top 5" dos preços mais altos na venda do dólar, depois do BCH, seguiram- se o BCA, com uma taxa de 493,5 Kz, o VTB com 489,7 Kz, o Finibanco, com 488,8 Kz e BFA, que despachava cada dólar a uma taxa de 486,4 Kz.

Desta forma, comparativamente à taxa de câmbio de referência do banco central, fixada nos 467,0 para o dólar e nos 517,5 para o euro, o BPC e o BCH foram as entidades que mais rentabilidade inscreveram nos balanços de venda. Vendendo o euro a 573,6 Kz, o BPC obteve esta quinta-feira uma rentabilidade de 10,8% face à taxa de câmbio no banco central. Já o BCH, que vendia cada dólar a 498,2 Kz, obteve uma rentabilidade de 6,6%. Em ambos os casos, a rentabilidade está muito acima da média de 3% dos restantes bancos.

Por outro lado, BDA, Prestígio, Valor, BIC e BPC são o grupo de bancos que vendia o euro mais barato (ver gráficos). Quanto ao dólar, são o BDA, novamente o Valor, o BIC, o Prestigio e o Kwanza Invest os que vendem mais barato. (...)

(Leia o artigo integral na edição 551 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i