Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sector mineiro ganha cinco novos contratos de investimento

EXPLORAÇÃO DE DIAMANTES E FERRO

Os investimentos chegam de Inglaterra, da Rússia e da Túrquia e serão realizados nas províncias das Lundas Norte e Sul, Huíla e Namibe. Dos contratos acordados, um já tem valor de investimento e os restantes aguardam estudos de viabilidade. A nova era do sector mineiro está a ser marcada pelo aumento das receitas com a venda dos diamantes.

Um total de cinco contratos de investimentos, envolvendo duas fábricas de lapidação, prospecção de diamantes e exploração de ferro, foram assinados, esta semana, em Luanda, por investidores estrangeiros que participaram na Iª Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro em Angola, realizada entre 21 e 22 de Novembro, entre a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes (Sodiam) e a Blue Glaier.

Entre os investidores, a Blue Glaier acordou investir, nos próximos três anos, 36 milhões USD numa fábrica de lapidação no Pólo de Desenvolvimento de Saurimo (Lunda Sul).

Por sua vez, os russos da Alrosa que já operam em Angola no projecto mineiro do Catoca e Luaxe, naquela província, também assinaram com a Endiama (concessionária), mais um contrato no domínio da prospecção de jazigos primários de diamantes.

Entre os investidores nos diamantes, a AngloAmerican, uma empresa britânica, de igual modo, manifestou interesse em investir em Angola e aguarda a entrada no Pólo de Saurimo.

A Sodiam, em parceria com a Endiama, rubricou um outro acordo com o Grupo Tosyali Holding, empresa de origem turca, visando a instalação de uma fábrica de lapidação, também em Saurimo. O investimento turco ai também para a exploração de ferro na mina de Kassinga e para a instalação de uma siderurgia na província do Namibe. Embora o valor do investimento não tenha sido revelado, o presidente da Tosyali Holding, Fuat Tosyali, admitiu ser um projecto ambicioso que poderá gerar mil postos de trabalho quando atingir o pico da sua produção. (...)



(Leia o artigo integral na edição 551 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)