Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Dólar valoriza face à maioria das divisas

SEMANA DE 22 A 28 DE NOVEMBRO

Fortalecimento do dólar justificado pela divulgação de bons dados económicos relativos à economia dos EUA, com crescimento homólogo do PIB no terceiro trimestre revisto para 2,1% acima da estimativa de 1,9%.

Esta semana ficou marcada por uma valorização generalizada do dólar face à maior parte das divisas mundiais. O índice da Bloomberg, que mede a evolução da divisa norte-americana em relação a um cabaz de dez outras importantes divisas mundiais (USD dolar index), teve uma apreciação semanal de 0,4%, encerrando o dia de quarta-feira nos 98,4 pontos (uma valorização que já se estende a 2,5% desde o início do ano).

Como explicação para o fortalecimento do dólar, esteve a divulgação de bons dados económicos relativos à economia norte-americana. O crescimento homólogo do PIB no terceiro trimestre foi revisto para 2,1% e superou a estimativa preliminar de 1,9%. Esta estimativa representa uma aceleração da economia em 0,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Outro dado que animou os mercados, foram os gastos dos consumidores norte-americanos que aumentaram em Outubro, sugerindo que a economia deverá manter o ritmo de crescimento nos próximos três meses.

A beneficiar o dólar esteve ainda, o maior optimismo quanto ao desfecho da guerra comercial sino-americana. A aprovação de uma nova lei norte-americana que apoia os manifestantes de Hong Kong poderia agudizar o conflito entre os dois países, contudo, os efeitos ficaram atenuados com o facto de a China ter cedido a uma das exigências dos EUA. O gigante asiático aceitou reforçar a protecção dos direitos de propriedade intelectual e proteger, sob retudo, as empresas estrangeiras neste sentido.

*Banco Angolano de Investimentos

(Leia o artigo integral na edição 552 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)