38% das empresas do sector público estão inactivas

38% das empresas do sector público estão inactivas
Foto: D.R.

De um universo de 81 empresas do sector empresarial público apenas 50 estavam em funcionamento em 2018 ou seja, 38% das empresas com responsabilidade de apresentar contas ao accionista Estado não estão a operar, revelou o relatório do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) apresentado nesta quinta-feira.

Ainda de acordo com o documento, num ano, o sector empresarial público perdeu 1.519 empregos, descendo para 50.000 funcionários, o que, segundo o IGAPE, representa 13% da totalidade dos funcionários públicos. Transportes, energia e águas, recursos minerais e petróleos, finanças e comunicação social, respectivamente, são os 5 sectores que mais empregam, representando 92% do total. Mas nem tudo são más notícias.

O volume de negócios do sector cresceu, para mais de 6 mil milhões de Kz. E os activos do Estado cresceram para cerca de 24 mil milhões de Kz, o equivalente ao câmbio de 466 Kz a mais de 51 milhões de dólares.

Ainda de acordo com dados apresentados pela secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva, os activos das empresas públicas representam cerca de 45% do Produto Interno Bruto (PIB). (...)

(Leia o artigo integral na edição 551 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i