Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quatro em cada dez angolanos tem um nível de consumo abaixo da linha da pobreza

INQUÉRITO DE DESPESA E RECEITAS (2018-2019) DO INE

A incidência da pobreza nas áreas urbanas é de 30% e nas zonas rurais é de 57%. Luanda é a menos pobre, contrariamente à Huíla, Cunene, Cuando Cubango, Namibe, Cuanza Sul, Bié e Benguela.

Num universo de quase 30 milhões de habitantes, 12 milhões de pessoas são pobres, representando 41% da população, de acordo com os dados do inquérito de despesa e receitas divulgado, esta semana, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O estudo, que contemplou inquéritos a 12.448 agregados familiares, seleccionados de forma independente em cada uma das 18 províncias, mostra que a incidência da pobreza nas áreas urbanas é de 30%, correspondente a 5,3 milhões, enquanto nas zonas rurais é de 57%, representando 6,6 milhões de pessoas pobres.

A província de Luanda é a menos pobre, contrariamente à Huíla, Cunene, Cuando Cubango, Namibe, Cuanza Sul, Bié e Benguela.

O consumo médio mensal por pessoa, segundo o inquérito, está estimado em 17.569 Kz.Entre as regiões, Luanda é a que possui um consumo médio per capita mais elevado com 26.528 Kz. Em sentido contrário, a região sul (Cunene, Cuando Cubango, Namibe, Cuanza Sul e outras) regista o consumo mais reduzido.

Em média, em todo o País, a linha que separa a pobreza para uma pessoa está estimada em 12.500 Kz mensais. Entretanto, as receitas das pessoas têm três fontes diferentes: salário; receitas não laborais; auto-consumo ou auto-abastecimento.

No entanto, a fonte de receita mais frequente são as receitas laborais. Quanto às desigualdades sociais, o inquérito mostra que é alta, com maior incidência nas áreas urbanas do que nas áreas rurais, embora a diferença não seja estatisticamente significativa. (...)


(Leia o artigo integral na edição 553 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo