Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos não compram totalidade das divisas colocadas em leilão pelo BNA e taxa de câmbio cai

Mercado cambial

A tendência mostra que praticamente sempre que os leilões de divisas são totalmente absorvidos pela banca comercial o Kwanza deprecia face às moedas estrangeiras.

Os bancos comerciais ficaram na última semana com 134,4 milhões USD dos 200 milhões USD que o Banco Nacional de Angola (BNA) colocou nos leilões de divisas, equivalente a 67,2%, do total, o que, mais uma vez, contribuiu para a apreciação da moeda nacional face às moedas estrangeiras.

O kwanza apreciou 1,5% face ao dólar, entre segunda e quinta-feira, seguindo a tendência de que se os leilões não são preenchidos na totalidade a moeda nacional sobe face às moedas estrangeiras. Esta quinta-feira, a taxa média de referência do dólar era de 488,737, enquanto o euro era de 536,589. Em relação a segunda-feira, o Kz apreciou 0,8% face à moeda europeia.

Desde o início da semana que o BNA tem colocado diariamente 50 milhões USD nos leilões. A banca enfrenta actualmente falta de liquidez que resulta de medidas implementadas pelo banco central no sentido de "controlar" o mercado cambial liberalizado, como o aumento do coeficiente de reservas obrigatórias que entrou em vigor a 4 de Novembro.

Quando entraram em vigor as medidas do BNA, o kwanza apreciou contrariando a depreciação que ocorreu nas semanas anteriores. Só que, a partir de 13 de Novembro, uma média de 9 bancos voltou a ter liquidez e a preencher os leilões na totalidade, fazendo com que o Kwanza depreciasse, o que aconteceu até ao início desta semana. Entretanto, o banco central publica diariamente desde Novembro as taxas de câmbio a que os bancos vendem moeda estrangeira. (...)


(Leia o artigo integral na edição 553 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)