Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAutomóveis

IVA e desvalorização do Kz aceleram preço dos carros e afectam vendas

MERCADO AUTOMÓVEL

A situação económica do País que se arrasta desde 2014 teve grande impacto nas importações de viaturas e deixou muitos stands "despovoados". Hoje, há um novo cenário, resultado da liquidação de uma parte das dívidas a fornecedores, mas ainda assim os preços dos carros aumentaram até 50%.

A implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em Outubro e a forte depreciação do Kwanza no mesmo período fez disparar os preços das viaturas novas em valores acima dos 50% prejudicando ainda mais as vendas de um sector que desde o inicio da crise, em 2014, caíram 92%, ao passar de 44.536 viaturas vendidas naquele ano para 3.146 em 2018.

Segundo apurou o Expansão numa ronda feita na capital do País, em Outubro os preços dos carros subiram em alguns casos mais de 60%. O modelo Mazda 2 HB, por exemplo, que em Abril deste ano custava 7,3 milhões Kz, hoje é comercializado a mais de 12 milhões Kz.

De acordo com as tabelas de preços da marca Kia, até Setembro deste ano comprar um Kia Picanto do modelo Plus importava cinco milhões Kz, e actualmente custa oito milhões. E, um Kia Rio, modelo Executive, valia sete milhões Kz e hoje vale 12 milhões Kz, assim como um Kia Optima era vendido a 14 milhões Kz e agora custa 21 milhões Kz.

Segundo o presidente da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (ACETRO), as principais dificuldades das concessionárias são o reduzido poder de compra quer seja por parte das empresas como de particulares agravado com a introdução do IVA, a desvalorização do Kwanza e o fraco nível de investimento público e privado.

Nuno Borges explica que a importação de carros ainda não é significativa, mas melhorou pelo facto de se regularizar grande parte das dívidas a fornecedores e também devido à introdução do sistema de pagamentos por carta de crédito.

Porém, salienta que a disponibilidade de mais automóveis no mercado não tem sido acompanhada pelos clientes. (...)


(Leia o artigo integral na edição 554 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo