Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Exames de acesso nas instituições públicas arrancam a 20 de Janeiro

NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO PROVAS SÓ COMEÇAM A 10 DE FEVEREIRO

Dificuldades na obtenção dos certificados de conclusão do ensino médio para as inscrições nas escolas de ensino superior e protestos por "cobrança ilegal de emolumentos" na Universidade Agostinho Neto marcam o período preparatório do Ano Académico de 2020. O I semestre tem início no dia 2 de Março.

Os exames de acesso ao ensino superior público começam no dia 20 de Janeiro e terminam no dia 25, de acordo com o Calendário do Ano Académico de 2020, aprovado pelo Despacho Executivo n.º 429/19, de 30 de Dezembro, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), que define o dia 2 de Março como data de início do I semestre.

O período das inscrições para os exames, que já arrancou, fica marcado por protestos, por "cobrança ilegal de emolumentos" e "falta de prestação de contas" na maior instituição pública, a Universidade Agostinho Neto, que tem 5.310 vagas disponíveis.

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) anunciou que vai fazer uma denúncia à Procuradoria Geral da República (PGR) e Tribunal de Contas com "vista a fiscalizar os recursos e actos praticados pela UAN", afirmou o seu secretário- executivo, Joaquim da Costa, adiantando que, só em 2019, no período de inscrições, a instituição arrecadou mais de 21 milhões Kz. Quantia que, alega, "não se sabe ao certo para que fim foi usado".

Há ainda registo de queixas por atrasos na entrega dos certificados de final de curso, em várias escolas do ensino médio, documento necessário para as inscrições nos exames de acesso.

No ensino superior privado, as inscrições para os exames de acesso vão de 3 a 8 de Fevereiro e a sua realização vai de 10 a 15, sendo conhecidos os resultados no dia 17 de Fevereiro. Três semanas antes, a 27 de Janeiro, começam a ser publicados os resultados dos exames de acesso no ensino superior público, de acordo com o Calendário do Ano Académico de 2020. (...)