Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Trinta e cinco mil funcionários públicos não pagam as casas recebidas do Estado

IMÓVEIS PÚBLICOS

Um universo de 70% dos funcionários públicos contemplados com habitações nos diferentes projectos habitacionais do Estado não tem cumprido regularmente com o pagamento dos imóveis. Dos 50 mil beneficiados, apenas 15 mil têm honrado os seus compromissos.

Cerca de 35 mil funcionários públicos estão em incumprimento no pagamento das habitações recebidas nas centralidades, apurou o Expansão de fonte governativa.

Ou seja, dos 50 mil trabalhadores do Estado que receberem imóveis do Programa Nacional de Habitação e de outros projecto habitacionais, 70% não têm honrado regulamente as suas prestações mensais.

"Estes trabalhadores não têm pago as prestações e, quando pagam, fazem-no com atrasos e não liquidam a dívida toda", disse a fonte do Expansão.

Dos fogos construídos pelo Estado em diversas localidades do País, muito deles ao abrigo de linhas de crédito, acima de metade são entregues directamente a organismos do Estado, que, por sua vez, contemplam os seus funcionários.

"Geralmente, nas obras do Estado a quota entregue a funcionários públicos é acima da metade, sobretudo naquelas localidades onde a maioria dos trabalhadores estão no funcionalismo público", explicou a fonte E aqui começa a "dor de cabeça", porque os apartamentos são entregues no "princípio da boa- -fé", onde a única garantia é ser trabalhador do Estado.

"Quando os trabalhadores são contemplados, fica o compromisso de estes pagarem regularmente. Mas, infelizmente, isso não está a acontecer. E a falta de uma garantia agrava a situação. O salário, só por si, já não basta", garante o nosso interlocutor.

Em alguns casos, os funcionários públicos assinam um compromisso de desconto directo nos salários, que, devido a diversas situações, não tem sido executado, explica a fonte. (...)


(Leia o artigo integral na edição 557 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Janeiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)


Notícia relacionada:
Corrida às habitações do Zango 5 arranca terça-feira com candidaturas online