Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendTurismo

Carteira profissional para a hotelaria e turismo vai ser emitida pelo Ministério do Trabalho

REGISTO PASSARÁ A SER OBRIGATÓRIO

O Ministério do Turismo vai entregar a certificação dos profissionais do sector ao MAPTSS, o que aumenta a credibilidade da profissionalização da hotelaria e turismo.

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), através do Instituto Nacional de Ensino e Formação Profissional (Inefop), vai garantir a emissão da carteira profissional da hotelaria e turismo em Angola.

Uma fonte do Ministério do Turismo (Mintur) avançou ao Expansão que a integração do MAPTSS é para conferir maior credibilidade à profissionalização do sector da hotelaria e turismo do País para garantir um serviço com qualidade. O Mintur avança que o mesmo procedimento vai ser aplicado também aos guias turísticos.

No entanto, a obrigatoriedade da carteira profissional, de acordo com a proposta de Decreto Presidencial para o regime jurídico do sector, vai evitar que os agentes não autorizados criem constrangimentos à actividade dos industriais da hoteleira e turismo no País certificados.

A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) avança que a proposta, em caso de aprovação, vai reduzir vários constrangimentos, porque a carteira permitirá, no caso dos guias turísticos, "entrada livre nas estações, cais e gares de caminho-de-ferro, marítimos e aéreos, comerciais e de recreio."

A futura lei indica ser obrigatório o registo de qualquer actividade do agente profissional de turismo. Neste sentido, a AHRA apoia a iniciativa, por entender que existem colaboradores, no sector, que não estão registados como profissionais.

Ramiro Barreira diz ser necessário que o Estado, trace "estratégias fiáveis" para a criação da carteira profissional e a alteração do quadro do mercado de trabalho. (...)


(Leia o artigo integral na edição 560 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)