BNA prevê ajustes nos ATM com entrada das novas notas de KZ

BNA prevê ajustes nos ATM com entrada das novas notas de KZ
Foto: César Magalhães

Objectivo é adequar equipamentos ao material de que é feita a nova família do kwanza. Tesouraria dos bancos diz que mexidas nos ATM é manutenção.

As máquinas de pagamento automático (ATM, na sigla inglesa) e as máquinas de contagem de dinheiro vão sofrer ajustes, nas semanas anteriores à entrada em circulação da nova família de kwanza, devido às características do material de que são feitas as novas notas, alertou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Massano.

Para já, o BNA descarta a possibilidade de retirar, na totalidade, os equipamentos em uso, mas admite que, nos casos de os aparelho se mostrarem antigos, essas mudanças serão precisas.

"Não vamos retirar os ATM todos e ter que pôr outros; não vai acontecer isso. Estas máquinas vão ter de ser ajustadas ao novo substrato, mas não necessariamente têm de ser substituídas. Poderemos ter alguns equipamentos que terão que ser substituídos", admitiu Massano, na semana passada.

Questionado pelo Expansão, o BNA não diz que investimentos ou alterações é que, em concreto, se espera que os bancos façam nos ATM, mas quadros da tesouraria de vários bancos admitiram que as alterações "estão relacionadas com manutenção de fundo, para permitir a entrada da nova família, que tem características especiais". Avançam ainda que técnicos de todos os bancos estão a receber formação sobre as mudanças que vão acontecer nas máquinas.

Estas alterações vão incidir, não só nos ATM dos bancos, assim como nas máquinas do banco central, conforme assegurou o número um do BNA.

Com a entrada prevista, já nos primeiros meses deste semestre, as notas da nova família Kwanza terão como principal característica o polímero, ou seja, um tipo de papel-plástico. Segundo o governador do BNA, este elemento reduz os índices de contrafacção. (...)


(Leia o artigo integral na edição 560 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i