Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BAI, BKI, SCBA, BIC e BCGA têm os euros e dólares mais baratos

MERCADO CAMBIAL

Por outro lado, o BNI, o BCI e o banco Sol são os campeões dos preços altos, já que vendiam os dólares a valores 7% acima da taxa de câmbio média do BNA.

Cinco bancos comerciais fecharam na quarta-feira, dia 26, a vender os dólares e os euros a taxas de câmbio mais baixas do mercado entre os 26 players que operam no sistema bancário angolano.

Tratam-se dos bancos Angolano de Investimento (BAI), BIC, Caixa Angola (BCGA), Kwanza Invest (BKI), e o Standard Chartered Bank Angola (SCBA). Todos fecharam a despachar o dólar a uma taxa de câmbio de 507,9 Kz(ver gráfico).

Assim como nos dólares, sucedeu mais ou menos o mesmo quadro com o euro. Quatro dos cinco bancos venderam a moeda europeia ao mesmo preço de 548,4 Kz. O Caixa Angola foi a excepção, já que estava a pedir 548,3 Kz por euro.

Fonte da administração do BAI justifica a coincidência nas taxas de câmbio nos operadores, quer para o dólar, quer para o euro, com a aplicação dos mesmos "spreads" na definição das taxas.

Pelas contas deste quadro sénior do BAI, face à taxa do BNA, e para obterem o valor de 507,9 KZ, os cinco bancos terão utilizados um spread à volta de 1,2%, o que, na opinião da fonte, "é bom para os clientes". "Esses bancos estão todos a usar o mesmo "spread" sobre o câmbio de venda do BNA. O cálculo que fiz, face ao câmbio de venda do BNA, dá um spread de 1,2%. Os bancos estão a usar um "spread" abaixo do limite anterior de 2% definido pelo BNA,", explica. (...)


(Leia o artigo integral na edição 563 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)