Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Isabel dos Santos com 20 dias para contestar acção cível no TPL

ESTADO RECLAMA MAIS DE MIL MILHÕES USD

Depois de, em Dezembro de 2019, ver arrestadas contas e participações em empresas suas, Isabel dos Santos responde agora numa acção cível.

O processo contra Isabel dos Santos, em que o Estado reclama mais de mil milhões USD, entrou esta semana no Tribunal Provincial de Luanda (TPL), dando assim seguimento à acção de arresto preventivo de contas bancárias e participações sociais da empresária, do marido Sindika Dokolo e do gestor Mário Leite da Silva, decretada no final do ano passado.

Com a entrada do processo no TPL começa o segundo capítulo de um procedimento que se avizinha longo, se forem observadas todas as etapas. Para já, Isabel dos Santos e os outros alvos da acção têm 20 dias para contestar, caso já tenham sido notificados. Caso não, por se tratar de "réus" ausentes do País, a notificação deverá ser feita por carta rogatória, via justiça dos países onde residem.

"Um processo ordinário não é um processo rápido leva algum tempo", disse fonte do Tribunal Provincial de Luanda. De acordo com o nosso interlocutor, devido à particularidade do processo as partes poderão sempre optar por um acordo e, assim, ultrapassarem o diferendo.

"A experiência mostra que casos desses acabam em acordo que pode ser feito antes, ou durante o julgamento. E nestes casos extingue-se a acção", disse.

Se nesta acção cível existe a possibilidade de um acordo, e tudo leva a crer que assim será, o mesmo não se pode falar na eventualidade de o Estado decidir avançar com o processo-crime com Isabel dos Santos e seus pares. "Nos crimes não existem acordos, condena-se ou absolve-se".

(Leia o artigo integral na edição 564 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Março de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)