Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ir a Menongue custa 4 vezes mais que viajar para Cabinda

GOVERNADOR RECLAMA DO PREÇO DA LIGAÇÃO AÉREA

Para Cabinda o preço em económica, ida e volta são 27,81 mil kwanzas. Para Menongue são 119 mil. Por estrada são pelo menos 16 horas a partir de Luanda.

O governador do Cuando Cubango pretende que a TAAG reavalie os preços dos bilhetes de passagem de ida e volta entre as cidades de Luanda e Menongue, fixados em 119 mil kz para a classe económica e 240 mil kz para a executiva.

A opção por estrada também não é muito agradável. Sair de Luanda, viajar directo com duas paragens de uma hora para almoçar e abastecer os automóveis, são no mínimo 16 horas. A solução pode passa também por dormir no caminho, no Huambo ou no Alto Hama, aumentando o tempo da viagem para 24 horas no mínimo, acrescidos pelos custos do alojamento, pelo menos 20.000 kz por pessoa.

É com este quadro que o governador Júlio Bessa, pressionado para desenvolver economicamente a sua província vem agora reivindicar que a TAAG faça uma redução substancial de preços, tal como acontece nos voos para Cabinda, que actualmente têm uma tarifa de 27.810 kz, ida e volta. Vai mais longe, e diz mesmo que "os preços altos dos bilhetes de avião têm afuguentado turistas e empresários da região, que como se sabe tem enormes potencialidades agrícolas, minerais e turísticas". (...)


(Leia o artigo integral na edição 564 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Março de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)