Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mercado de capitais representa 8% dos lucros do BAI e do SBA

BOLSA DE DÍVIDA E VALORES DE ANGOLA

Os 4 principais bancos em volume de negociações no mercado de valores mobiliários representam 80.3% do total do mercado.

As operações nos mercados de capitais contribuem para cerca de 8% dos lucros do BAI e do Standard Bank Angola (SBA), referem o presidente da comissão executiva e o administrador dos respectivos bancos, Luís Lelis e Eduardo Clemente.

De acordo com a revista sobre o desempenho do mercado de capitais em 2019, lançada na última semana, as negociações são lideradas pelo BFA, actualmente com 30% do volume de negociações em sede de mercado de capitais, seguido do BAI com 19,9%, do Banco Millennium Atlântico com 16,03% e o quarto é o Standard bank com 14,5% do volume de negociações no mercado de capitais.

Os quatro bancos líderes das negociações no mercado de capitais são responsáveis por 80,53% do volume de transacções.

Em termos do valor global, foram negociados na BODIVA, em 2018, 749 mil milhões de Kwanzas, enquanto que no ano passado, 2019, se registou uma negociação de 874 mil milhões de Kwanzas, um crescimento de aproximadamente 10%.

Em Agosto de 2019, existiam 7.000 contas registadas na central de valores mobiliários de Angola (CEVAMA), unidade de custódia da bolsa de valores actualmente, número que cresceu para 11.500 contas registadas. De acordo com a BODIVA, apenas 6% são de particulares. (...)


(Leia o artigo integral na edição 565 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Março de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)