Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Covid-19 força cancelamento de vários eventos nacionais

DA ECONOMIA E POLÍTICA

Várias organizações decidiram cancelar a realização das suas actividades, no âmbito das medidas de prevenção do novo coronavírus, declarada como pandemia na quarta-feira, 11, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) cancelou a sessão de auscultação marcada para os dias 18 e 19 de Março e optou por realizá-las por vídeoconferência.

O 1.º Congresso Internacional de Contabilidade, agendado para os dias 2 e 3 de Abril, foi adiado para 2 e 3 de Julho.

Numa nota, a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) admite que caso mantivesse a realização do congresso, não estaria a contribuir para prevenção, ao trazer para Luanda entre 1.000 a 1.500 congressistas de várias partes do mundo.

A ordem garante que as inscrições mantêm-se activas para as novas datas e caso os inscritos não possam estar presentes devem comunicar o facto para a OCPCA fazer o reembolso do montante pago pela participação.

A Câmara de Comércio Americana na África do Sul e a Câmara de Comércio dos EUA também decidiram adiar a Cúpula Pan-Africana AmCham 2020, agendada inicialmente para os dias 26 e 27 de Março, para uma data a anunciar oportunamente.

Já a Expo-Namibe, que estava para acontecer nos dias 25 a 28 de Março também foi cancelada, sine die. No âmbito das medidas de prevenção da pandemia da Covid-19, foi suspensa a sessão parlamentar que estava para se realizar, esta quarta-feira (18).

A Federação Angola de Futebol (FAF) anunciou que a partir de sexta-feira os jogos do Girabola Zap e os treinos das equipas vão ser realizados à porta fechada.

O Ministério da Saúde informa, em comunicado, que devem ser evitados eventos públicos com aglomeração de mais de 200 pessoas, e alarga a quarentena obrigatória, de no mínimo 14 dias, a todos os cidadãos nacionais ou residentes que tenham estado em países com transmissão comunitária do novo coronavírus, nomeadamente China, Coreia do Sul, Irão, Itália, Portugal, Espanha e França, no âmbito das medidas de prevenção


(Artigo publicado na edição 566 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Março de 2020, disponível aqui em versão digital)