João Lourenço muda sete ministros do seu Governo nos últimos seis meses

João Lourenço muda sete ministros do seu Governo nos últimos seis meses
Foto: Quintiliano dos Santos

Durante o seu mandato, 30 meses de governação, João Lourenço já exonerou 14 ministros. Só sete aconteceram nos últimos seis meses. Os ministérios da Educação e da Economia e Planeamento já vão no terceiro titular.

Na última semana foram trocados mais três ministros, passando a 14 as exonerações efectuadas por João Lourenço desde a tomada de posse do seu primeiro elenco em Outubro de 2017. Entraram para a pasta da Educação, Luísa Grilo, para o ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, e para a tutela do comércio Vitor Santos Fernandes.

De acordo com que o Expansão apurou estas mudanças já estavam previstas há umas semanas, sendo que deveriam também estender-se a alguns governos provinciais e empresas públicas. O facto de não terem sido anunciadas na mesma altura, deveu-se também à situação particular que se vive no País depois de tomadas as medidas para prevenção da propagação do Covid-19 no nosso território.

Na educação, Luísa Grilo foi a escolhida para substituir Ana Paula Elias, nomeada a 8 de Outubro do ano passado, um "reinado curto" que não chegou aos 200 dias. Muito contestada pelas suas intervenções nas redes sociais, fundamentalmente porque era "acusada" de não utilizar de forma razoável o português, já se encontrava na linha descendente desde o final de Janeiro.

De forma irónica, ou não, João Lourenço pediu à nova ministra que reconhecendo o actual défice no domínio da Língua Portuguesa por parte dos estudantes era necessário maior atenção neste particular, com vista a aumentar o nível de exigência em todo o sistema de ensino. Luísa Grilo é conhecedora deste sector, uma vez que já ocupou o cargo de directora do Ensino Geral e do Instituto de Formação de Professores "Garcia Neto". Era também comentadora residente do programa da TPA, "Política no Feminino". (...)


(Leia o artigo integral na edição 566 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Março de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i