Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

PR autoriza garantia soberana de 118 milhões USD para compra de seis novos aviões da TAAG

REESTRUTAÇÃO DA FROTA

Foi também publicada em Diário da República a autorização para a adjudicação das obras para conclusão da ponte cais do porto do Namibe e uma verba suplementar para o combate à Covid-19.

Uma garantia soberana no valor de 118 milhões USD para o financiamento do contrato celebrado entre a TAAG e um sindicato bancário, representado pela ABSA Bank Limited, destinada à compra de seis aeronaves para a transportadora aérea nacional, foi autorizada pelo Presidente da República .

O financiamento servirá para pagar seis aviões de marca Havilland-Dash, no âmbito da reestruturação e diversificação da frota da companhia que pretende utilizar estas aeronaves nos voos nacionais devido à sua menor capacidade.

No ano passado, o presidente executivo da TAAG, Rui Carreira, considerou estes aparelhos como "uma clara mais-valia no esforço de redução de custos operacionais, porque se trata de um investimento que pode estar pago em 4 a 5 anos, desde logo porque tem um consumo de combustível que é 1/3 do consumo do Boeing 737 a operar nestas rotas".

O documento, publicado no Diário da República de 1 de Abril, autoriza a ministra das Finanças, Vera Daves, a negociar os termos do acordo de garantia com o sindicato bancário, assim como a praticar os actos legais para a sua emissão e validade.

O Decreto Presidencial n.º 49/20 avança que pela emissão da garantia soberana a TAAG deve pagar uma taxa no montante correspondente a 1% do valor de financiamento. Ou seja, 180 mil USD. (...)

(Leia o artigo integral na edição 568 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)