Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Sociedade Mineira de Catoca dispensa trabalhadores

COVID-19 NA LUNDA SUL

Esta é a primeira vez em 25 anos de actividade que a maior empresa do subsector dos diamantes paralisa a produção, afectando o exercício de 2020.

A Sociedade Mineira de Catoca (SMC), na Lunda Sul, dispensou a maior parte dos seus mais de 5 mil trabalhadores e paralisou as actividades de exploração e produção de diamantes nas novas concessões da mina, em consequência das medidas de prevenção contra a Covid-19.

A SMC justifica a medida em função do actual contexto, por isso a empresa implementou um regime especial de trabalho com duração até 11 de Abril, prorrogável em função da evolução da doença em território nacional.

Este regime adoptado por Catoca prevê a paralisação parcial dos trabalhos da mina, mantendo apenas alguns serviços operacionais, em conformidade com as instruções das autoridades.

A empresa indica que as restrições implicam a paralisação de todas as operações de produção da Central de Tratamento n.º1 (CT1), assim como a paragem total dos trabalhos nas concessões Tchiafua, Gango e Luangue, estando apenas acautelada a segurança das instalações e dos meios fixos.

Nos próximos dias, para manter operacionais os serviços considerados essenciais, foi indicado um número reduzido de funcionários que deverão permanecer no projecto e que estarão em regime de isolamento e sujeitos a um rigoroso sistema de vigilância epidemiológico, implementados pela unidade sanitária da empresa com o apoio das autoridades sanitárias da Lunda Sul. (...)


(Leia o artigo integral na edição 568 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)