Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA coloca 700 milhões USD entre Maio e Junho

VENDA DE DIVISAS À BANCA

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai disponibilizar nos meses de Maio e Junho o equivalente a 700 milhões USD em moeda estrangeira aos bancos comerciais que, nos primeiros quatro meses do ano, só adquiriram 78% dos 1.910 milhões disponibilizados em leilões.

De acordo com o comunicado do BNA, o valor anunciado para os próximos dois meses poderá sofrer ajustes em função das contas externas.

Entre Janeiro a Abril, o banco central colocou em leilões 1.910 milhões USD, mas apenas 1.482 milhões foram adquiridos pelos bancos comerciais. A falta de liquidez dos bancos e a diminuição da actividade económica (em Março e Abril) devido à Covid-19 diminuiu a necessidade de divisas, admitem especialistas consultados pelo Expansão. Há que acrescentar que desde Janeiro os bancos começaram também a negociar directamente com as petrolíferas a compra de moeda estrangeira.

Devido a esta relação directa entre bancos e as empresas petrolíferas a negociação para a definição da taxa de referência do mercado cambial passou a ser feita na plataforma de negociação electrónica "FXGO" da Bloomberg.

Analistas defendem que a medida dá mais transparência à relação de compra e venda de moeda estrangeira no sistema financeiro nacional. "É uma forma de se acabar com relações privilegiadas entre petrolíferas e bancos, tornando as transacções mais limpas", disse ao Expansão o consultor Miguel Arcanjo.

(Leia o artigo integral na edição 572 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Maio de 2020, em papel ou na versão digital disponível aqui)