Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Queda nas importações tira pressão sobre o Kwanza que aprecia ligeiramente

DESDE O INÍCIO DO MÊS QUE MOEDA NACIONAL SEGUE A VALORIZAR

Há quase uma semana que a moeda nacional segue a ganhar terreno face às principais divisas. Se a 30 de Abril comprar um dólar custava 552,29 Kz, na última quarta-feira a mesma moeda já só valia 548,98 Kz.

A moeda nacional registou uma ligeira apreciação de 0,6% face ao dólar entre os dias 30 de Abril e 6 de Maio, influenciada pelas quedas nas importações, redução do poder de compra das famílias e empresas e pelo encerramento de fronteiras, de acordo com analistas consultados pelo Expansão.

Se a 30 de Abril comprar um dólar custava 552,29 Kz, na quarta-feira, dia 6, a mesma moeda já só valia 548,98 Kz. No mesmo período, assistiu-se à recuperação do Kwanza face á moeda da União da Europeia. Ou seja, num espaço de quatro dias, o euro viu sua cotação cair de 600,98Kz para 592,60 Kz.

A justificar a recuperação do Kwanza está, na visão dos especialista do mercado, a paralisação do País por conta da pandemia do coronavírus, o que obrigou ao encerramento das fronteiras e restringiu várias actividades económicas e a circulação de pessoas para fora do País.

Isto afectou a procura de moeda estrangeira, quer no mercado oficial de divisas, quer nos circuítos de venda informal, para viagens e compras de material de produção, como explicou um analista de mercado ao Expansão.

Na falta de actividade económica e de circulação de pessoas, a procura por moeda estrangeira é baixa, o que faz cumprir a lei da oferta e da procura. Para os analistas, a manterem -se as restrições impostas pelo estado de emergência, ou se se renovar o decreto que o aprova, o kwanza poderá seguir a ganhar a terreno, já que deverá manter-se a redução da procura. (...)


(Leia o artigo integral na edição 573 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)