Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Cerca de 50% das empresas por liquidar ou extinguir são do sector da indústria

ORGANIZAÇÃO DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO

País tem mais de 2.000 empresas públicas, sendo que o grosso está por liquidar ou em fase de extinção. O IGAPE vai apresentar em Junho uma estratégia de reorganização do sector empresarial público.

O sector da indústria responde por quase 50% das 63 empresas do sector empresarial público identificadas no site do IGAPE como estando em processo de liquidação e extinção. A lista das empresas do sector empresarial público em liquidação e extinção, revela que 99% das empresas da indústria nesta condição são unidades económicas estatais, modalidade empresarial que vigorou no País no período pós independência, e que não funcionam há mais de 30 anos.

O presidente do IGAPE, Patrício Vilar revelou em entrevista ao Expansão que o sector empresarial público tem mais de 2.000 empresas, tudo porque há empresas que encerraram actividade há vários anos, mas não foram extintas.

O gestor clarificou que começou a trabalhar em 1982 no sector da indústria e todas as empresas onde trabalhou, embora estejam paralisadas há mais de 30 anos e até hoje estão por liquidar.

Para resolver este problema, de acordo com Vilar, em Junho, o IGAPE pretende apresentar a proposta de reforma do sector empresarial público, em que as empresas serão divididas em dois tabuleiros. No primeiro estarão as empresas viáveis comercialmente, ou seja que tenham capacidade de ser mais atractivas. Ainda neste tabuleiro constam empresas para ser liquidadas ou vendidas. (...)


(Leia o artigo integral na edição 574 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)