Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ex-secretário de Estado do governo de JES recuperado para novo PCA da PRODEL

MUDANÇAS NO SECTOR DA ENERGIA

Foi durante cinco anos secretário de Estado do governo de José Eduardo dos Santos, entre 2012 e 2017. Substituído por João Lourenço no governo que saiu das eleições de Setembro de 2017, foi agora recuperado para a PRODEL.

Joaquim Ventura, ex-secretário de Estado da Energia do Governo de José Eduardo dos Santos, entre 2012 e 2017, foi recuperado por João Lourenço para assumir o cargo de PCA da PRODEL. Uma nomeação que apanhou de surpresa alguns técnicos superiores da empresa, muito críticos face às práticas do passado, e que acreditavam que estava em marcha uma nova forma de gerir o sector. Estava fora da esfera do poder há mais de dois anos, noutra área de intervenção social.

Acrescente-se que Joaquim Ventura era chefe executivo da ENDE até assumir a função de secretário de Estado no início de 2012. Foi reconduzido em Outubro de 2012, no novo governo saído das eleições, liderado por José Eduardo dos Santos, e manteve-se no cargo até à posse de João Lourenço, em Outubro de 2017, altura em que foi substituído por António Belsa da Costa.

Esteve em alguns dos processos mais "badalados" do sector, nomeadamente a negociação com os fundos internacionais de investimento, a compra das turbinas para as novas barragens e a entrada de Isabel dos Santos na Efacec de Portugal. Era frequentemente conotado com os interesses do general Kopelipa, de acordo com as informações que o Expansão conseguiu apurar.

Com Joaquim Ventura, entram no conselho de administração da PRODEL, Euclides Morais de Brito, Benício Machado e Rosa Miguel, como administradores executivos, mantendo-se no conselho Pedro Afonso, que ocupava o cargo de administrador para a Área de Produção Hídrica. Francisco Vasconcelos Júnior e Emanuela Vieira Lopes mantêm-se como administradores não executivos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 575 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)