Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Diamantíferas entram na plataforma de negociação FXGO da Bloomberg

VENDA DE MOEDA ESTRANGEIRA

Depois das petrolíferas, as empresas do sector dos diamantes são as próximas a negociar moeda estrangeira na plataforma da Bloomberg. Assim, o banco central deixa de realizar leilões de divisas.

As empresas diamantíferas que operam no País vão passar a negociar as suas operações cambiais na plataforma electrónica de negociação de moeda estrangeira, Bloomberg "FXGO", à semelhança do que já acontece com empresas petrolíferas e bancos comerciais.

De acordo com um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), o regulamento para a entrada das diamantíferas na "FXGO" será publicado em breve, dando assim o pontapé de saída para que as divisas vindas dos diamantes passem a ser disponibilizadas nas mesmas condições a todas entidades que operam na plataforma.

Empresas como o Sociedade Mineira do Catoca, Camoté, Lulo e Luó, com forte presença em exploração em kimberlitos e aluviões, deverão estar entre as primeiras a disponibilizarem divisas para o mercado pela via da plataforma electrónica de negociação de moeda estrangeira.

Para além da entrada das empresas diamantíferas na venda electrónica de divisas, está também prevista a adesão do Tesouro Nacional à FXGO, o que irá permitir que as suas vendas de moeda estrangeira sejam também negociadas directamente com os bancos comerciais através da referida plataforma.

Pretende-se ainda que empresas de grande dimensão com necessidades de compra de moeda estrangeira, como, por exemplo, empresas de navegação aérea, passem a aceder à plataforma FXGO para negociar as suas operações cambiais.

No entanto, o acesso à plataforma depende da subscrição do serviço junto da Bloomberg, podendo apenas entidades autorizadas pelo BNA negociar operações cambiais de pares de moedas que incluem o Kz. (...)


(Leia o artigo integral na edição 576 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)