Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Desafios empresariais nas abordagens de migração para a 'Cloud'

Em análise

Tecnologias digitais como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet of Things (IoT), RPA (Robot Process Automation) etc. exigem uma camada de Infra-estrutura ágil, escalável, segura, altamente disponível e em conformidade com os requisitos de negócios.

Actualmente, não há nenhum sector industrial que não tenha sido tocado pela disrupção digital e as empresas dependem totalmente do uso eficaz da tecnologia, não apenas para apoiar os processos de negócios existentes, mas também para impulsionar novas fontes de diferenciação competitiva. Para conseguir isso, organizações de diferentes sectores adoptam várias tecnologias digitais para se tornarem mais eficientes operacionalmente e assim responder à procura dos clientes.

Tecnologias digitais como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet of Things (IoT), RPA (Robot Process Automation) etc. exigem uma camada de Infra-estrutura ágil, escalável, segura, altamente disponível e em conformidade com os requisitos de negócios. Os principais requisitos para cada tecnologia são os seguintes:

Robot Process Automation (RPA) - Face a variações na procura, existe um enorme requisito de recursos de computação em intervalos irregulares para que os robots de software (RPA) processem elevadas quantidades de dados e permitam a automação nos processos nas empresas.

Big Data - As aplicações de Big Data possuem requisitos elevados de memória e uma rede com grande largura de banda para o processamento exigente.

Inteligência Artificial (IA) - A IA é composta por poderosos mecanismos cognitivos que a maioria das organizações não tem capacidade para fornecer a partir das suas infra-estruturas de TI internas.

Redes Sociais e mobilidade - A convergência de redes sociais e mobilidade requer acesso a ferramentas sofisticadas e a recursos flexíveis de TI.

Indústria 4.0 e Internet of Things (IoT) - Os dispositivos conectados geram uma enorme quantidade de dados que precisam ser processados e armazenados. (...)

*Senior Manager da KPMG


(Leia o artigo integral na edição 576 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)