Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Declaradas mais duas descobertas marginais na indústria petrolífera

Produção de crude

Com a declaração dos campos Golfinhos e Cameia localizados nos Blocos 20/11 e 21/09 operados pela Total o país passa a ter 9 descobertas Marginais

Angola passa a ter 9 descobertas declaradas como campos marginais a partir desta semana, com a declaração dos campos Golfinhos e Cameia ambos localizados nos Blocos recentemente cedidos pela Sonangol à Total em águas ultra profundas, mais concretamente no pré-sal angolano.

De acordo com o decreto 173/20, de 8 de Junho, a concessionária Nacional, de acordo com estudos técnicos e económicos, declarou a marginalidade dos campos Cameia e Golfinho tendo em conta os recursos recuperáveis inferiores a 300 milhões de barris e a taxa interna de rentabilidade calculada com base nos termos actuais do contrato de partilha e produção do Bloco 20/11, inferior a 15%.

Tal como o nome indica, são considerados marginais os campos pequenos que se encontram à margem dos já concessionados, mas com um volume de menor de reservas já identificadas.

O País tinha sete campos declarados oficialmente como marginais antes das descobertas acima referidas, três dos quais estão localizadas no Bloco 31, operado pela BP, onde se encontram os campos marginais Pala, Juno e Astreia.

O Bloco 0, operado pela Chevron tinha as outras quatro descobertas declaradas como marginais. Tratam-se dos campos Ndola Sul, Ifua, Cambala e 83N.

(Leia o artigo integral na edição 578 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)