Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Já só restam 20,6 mil milhões Kz do "plafond" para resgatar dívidas

De um total de 100 mil milhões Kz

Até agora já 72 empresas beneficiaram do pacote criado para acudir empresas com dificuldades de tesouraria em época de pandemia.

O Banco Nacional de Angola (BNA) já só tem 20,6 mil milhões Kz de um total de 100 mil milhões para comprar títulos de dívida às pequenas, médias e grandes empresas, ao abrigo de uma estratégia criada para gerar liquidez a grupos empresariais que tenham dificuldades financeiras em tempos de Covid-19.

Os dados constam de um balanço do programa disponibilizado pelo banco central e mostram que, desde o início da iniciativa, já 72 duas empresas aderiram ao programa, consumindo 79,3 mil milhões Kz de um total dos 100 mil milhões Kz, desfazendo-se, assim, de títulos de dívida pública.

No total, foram 123 operações de compra de obrigações do Tesouro efectuadas na plataforma de negociação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), com a participação de 13 dos 26 bancos comerciais que tramitaram os processos.

Da lista de instituições bancárias, os bancos Angolano de Investimento (BAI) e o de Fomento Angola (BFA) foram os que movimentaram maior volume, com 24,8 mil milhões Kz e 17 mil milhões Kz, respectivamente.

Também foram estas que tiveram o maior número de processos de empresas a desfazerem-se dos títulos de dívidas. O BAI ficou com 15 empresas e o BFA com 14, contrariamente aos demais bancos cujos números não foram além dos nove.

Entretanto, o banco central não identifica, na nota de balanço do programa, as empresas que acorreram ao programa e beneficiaram da também designada medida de alívio, nem o sector em que operam.

(Leia o artigo integral na edição 582 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)