Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mosap II investe 33,6 milhões Kz em três municípios no Huambo

Agricultura familiar aumenta produção

O valor do investimento destina-se à construção de infra-estruturas de apoios aos camponeses nos municípios de Ecunha, Caála e Bailundo.

Para estimular a produção agrícola e aumentar a renda dos produtores locais, o projecto de desenvolvimento da agricultura familiar e comercialização "Mosap II", financiado pelo Banco Mundial, vai investir 33,6 milhões Kz para a construção de infra-estruturas de apoio em três municípios na província do Huambo.

De acordo com o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Vitorino Chonguela, que falava no lançamento da primeira pedra da obra no município do Ecunha, trata-se da construção de armazéns comunitários a serem erguidos, até Dezembro, nos municípios de Ecunha, Caála e Bailundo para a conservação da produção naquelas regiões.

O responsável explicou que as infra-estruturas quando concluídas, para além de comportarem escritórios, estarão equipadas com máquinas de processamento e tratamento de cereais principalmente o milho e feijão, máquinas de limpeza, debulhadoras, tararas de calibragens, ensacamentos e cozedores, a fim de aumentar a produção e a renda das famílias camponesas.

"O nosso objectivo com este projecto é valorizar a cultura de cereais para a comercialização, tendo em conta a necessidade do mercado. E ao mesmo tempo garantir condições que permitam a captação de recursos financeiros com a venda do milho a fim de pagar os custos de produção". Vitorino Chonguela disse que o projecto MOSAP II pretende instalar, nestes municípios pequenas indústrias moageiras, para reduzir a distância que os agricultores percorrem para garantir a transformação do milho em farinha (fuba). Já o administrador municipal do Ecunha, Emetério Tiago, clarificou que a construção das instalações na região vai permitir o aumento das culturas, bem como melhorar o rendimento das famílias camponesas.

(Leia o artigo integral na edição 584 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)