Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fisco nega perdão fiscal aos operadores do turismo no País

Pandemia na actividade hoteleira e turística em Angola

O fisco nega qualquer perdão fiscal aos operadores do sector do turismo, independentemente do impacto da pandemia da Covid-19 nas empresas. Apesar da medida da autoridade fiscal, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, diz que está a trabalhar com os operadores turísticos para que adiram ao programa de apoio à tesouraria das empresas definido pelo Ministério da Economia.

Uma fonte ligada ao processo garantiu que não há qualquer perdão fiscal e para atenuar as finanças das empresas do sector do turismo, e que está em curso o plano de alívio financeiro.

As empresas que estejam com dificuldades financeiras, avança a fonte, deverão requerer à Administração Geral Tributária (AGT) a prorrogação do pagamento das suas obrigações fiscais, estando descartada qualquer possibilidade de perdão fiscal.

O posicionamento da AGT é justificado, tendo em conta que algumas empresas estão em actividade, continuam a operar, apesar do impacto económico que a pandemia está a ter no País.

Os operadores, por sua vez, afirmam que as consequências desta pandemia ainda não foram contabilizadas e muitas empresas estão a encerrar as portas porque não há turistas no mercado interno, tendo em conta a cerca sanitária nacional que impede a entrada e saída de voos comerciais internacionais. A cerca instalada em Luanda também a deslocação de cidadãos da capital para outras províncias. Os indicadores do sector são bastante negativos. O peso do turismo no PIB é de menos 1% em 2018. Esta situação é tanto mais grave quanto os países da região apresentam todos uma contribuição do turismo no PIB bastante superior a Angola.

(Leia o artigo integral na edição 588 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo