Quinze grupos empresariais comandam monopólio do comércio em Angola

Quinze grupos empresariais comandam monopólio  do comércio em Angola
Foto: D.R.

Quinze empresas do sector do comércio têm o monopólio do negócio em todo o País, num segmento que conta com 27.576 empresas licenciadas. Deste universo, até final do ano passado, 920 morreram, mas no mesmo período, foram criadas 596. Na realidade o comércio representa quase 50% do tecido empresarial do país.

O Ministério da Industria e Comércio (MINDCOM) revela que a Atlas Group, Angoalissar, Nobel Group, Angorayan, Alimenta Angola, Newaco Group, Africana Discount, Dimassaba, Selmata, Anseba, Rayan Investment, Ros" Bien Comércio, AMT (Angola), Zara General Trading, Heran, são os maiores grupos empresariais estrangeiros que dominam o comércio, por isso não se justifica que o BNA continue a disponibilizar divisas para fazerem os pagamentos aos seus fornecedores no exterior. Por outro lado, quanto a empresas angolanas, o MINDCOM destaca duas: o Kero e o Candando. Juntando estas duas às restantes quinze, está feito o monopólio da distribuição em Angola.

(Leia o artigo integral na edição 591 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Setembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i