Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

FMI confirma reunião no próximo dia 16 para terceira avaliação a Angola

Tal como o Expansão tinha avançado na sua edição do dia 4 de Setembro

O FMI confirma para a próxima quarta-feira, dia 16 (tal como o Expansão avançou em 1ª mão na edição do dia 4), a reunião do Conselho Executivo daquela instituição, para avaliação do cumprimento do programa por Angola, na qual vai ser analisado o pedido de moratória para 2020 e um aumento do financiamento de 740 milhões USD, no âmbito do Programa de Financiamento Ampliado (EFF, sigla em inglês) solicitada pelo Governo depois de Março. O portal do FMI refere que esta terceira avaliação a ser discutida com Angola ocorrerá "sem condições adicionais".

A uma pergunta da agência Bloomberg, sobre a possibilidade de o FMI estar a considerar algum empréstimo de emergência a Angola, durante um briefing virtual, o director do Departamento de Comunicação do FMI, Gerry Rice, afirmou que "competirá ao Board decidir sobre o valor a ser desembolsado na terceira avaliação. E se pode haver um aumento do nosso actual apoio financeiro para ajudar Angola a enfrentar os desafios colocados pela pandemia". O vídeo (aos 24 minutos e 25 segundos) e a transcrição do briefing estão disponíveis na página do FMI.

O comunicado da instituição financeira internacional "saúda a recente decisão do Clube de Paris de suspender o pagamento do serviço da dívida de Angola até ao final do ano, no âmbito da iniciativa DSSI, do G20", a favor das economias mais frágeis e afectadas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19.