Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Fim de subsídio aos combustíveis aguarda decisão do Governo

Ministra das Finanças disse em Março que a retirada exige cautela

A retirada dos subsídios aos combustíveis - que custam à Sonangol entre 1,5 mil milhões e 2 mil milhões de dólares por ano - foi alvo de um estudo técnico que está concluído e que aguarda agora a decisão final do Governo. A confirmação sobre a conclusão deste trabalho técnico veio hoje do presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, à margem de um encontro promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás com órgãos de comunicação social.

"Todo o trabalho técnico está feito e agora cabe a concertação final, a ser feita entre os órgãos de decisão", disse o presidente da Sonangol, à Radio Nacional de Angola. Sebastião Gaspar Martins afirmou que cabe "a todos os órgãos que interferem na decisão, no momento próprio para isto ocorrer, dizerem quando é que esta alteração poderá ser feita", acreditando que o processo ocorrerá de forma gradual, dado que o peso da subvenção é muito elevado.

"Temos tido efeitos que chegam a 1,5 mil milhões de dólares ou 2 mil milhões de dólares por ano", disse.

Recorde-se que em Março último, a ministra das Finanças garantiu que a retirada dos subsídios aos preços dos combustíveis será feita, de forma a evitar um impacto muito forte.