Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Formação em biossegurança para mais de 15 mil profissionais num sector que está quase nos 100 mil funcionários

Dia Nacional do Trabalhador da Saúde

Redução do impacto da Covid-19 e melhorar a prestação de cuidados determinaram a formação, pelo ministério da Saúde, de 15.367 profissionais de saúde multidisciplinares em biossegurança e manuseamento de casos com coronavírus.

A informação marcou hoje o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde e foi prestada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta no acto central comemorativo do dia, durante o qual a titular da pasta divulgou que o número de profissionais a trabalhar neste sector da função pública está próximo dos 100 mil.

Ainda no foro da prevenção e combate à Covid-19, Sílvia Lutucuta informou que o Executivo adquiriu 599 toneladas de material de biossegurança, equipamentos de laboratório, testes, camas, ventiladores invasivos e não invasivos e medicamentos.

Neste âmbito, apontou, foram ainda adquiridos cinco laboratórios de Biologia Molecular e Serologia (ELISA) para as províncias de Huambo, Luanda, Lunda Norte e Uíge, o que possibilitou, de acordo com a ministra, um aumento da capacidade diária para 12 mil testes, sendo a capacidade instalada em Luanda de 6 mil testes de RT-PCR e 6 mil de serologia (ELISA).

No que refere a infra-estruturas físicas, "construímos centros de tratamento da Covid-19 na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, hospitais de campanha em Cabinda e na Lunda Norte, estando em instalação os outros nas províncias do Zaire e Cunene", referiu a ministra da Saúde.

O Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, institucionalizado a 25 de Setembro, em homenagem ao médico e nacionalista Américo Alberto de Barros e Assis Boavida, que perdeu a vida neste mesmo dia, no ano de 1968, na sequência de um bombardeamento aéreo do exército colonial português a base Hanói II, do MPLA, perto do rio Luathi e da Floresta de Cambule, Província do Moxico, Leste de Angola.