Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA disponibiliza 25 milhões USD no primeiro leilão de divisas a prazo

Aberto a todos os bancos comerciais

O Banco Nacional de Angola disponibiliza, esta quarta-feira, 25 milhões de dólares com liquidação efetiva em 30 dias (D+30), naquele que foi o primeiro leilão de divisas a prazo.

O leilão está aberto à participação de todos os bancos comerciais, nas mesmas condições que se aplicam aos atuais leilões de moeda estrangeira, de acordo com informação disponibilizada no portal do BNA, que refere ainda que "com os leilões a prazo, o BNA pretende "conferir maior previsibilidade ao mercado cambial e contribuir para a evolução informada da taxa de câmbio", de forma a estabelecer um mercado de futuros cambiais no sistema financeiro angolano.

A informação do banco central refere ainda que "em consequência os bancos comerciais terão melhores condições de negociar vendas a prazo aos seus clientes, transmitindo desta forma maior segurança ao mercado no que diz respeito à disponibilidade de moeda estrangeira bem como à taxa de câmbio aplicável, servindo assim para mitigar o risco cambial nas transações cambiais, em particular nas operações de comércio externo".

Refira-se que entre janeiro e setembro, o BNA vendeu aos bancos comerciais 3,3 mil milhões de dólares, ou seja, quase metade do valor registado no período homólogo (6,8 mil milhões de dólares).

No ano passado, o BNA vendeu um total de 8,3 mil milhões dólares de divisas, o pior registo desde 2009, quando foram disponibilizados ao mercado 10,6 mil milhões de dólares, como consta do mapa consolidado de venda de divisas.