Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola nas reuniões online do Banco Mundial e FMI

Entre 12 e 17 de Outubro

A ministra das Finanças chefia a delegação que vai participar, por via online, nas reuniões anuais do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorrem entre 12 e 17 de Outubro, com muitos outros players das economias e finanças internacionais, para análise de assuntos de relevo.

Além de Vera Daves, a delegação angolana integra ainda o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos; o secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, Victor Hugo Guilherme; o Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, entre outros responsáveis e técnicos destes departamentos governamentais e institutos públicos.

A comitiva angolana vai participar em diferentes sessões e reuniões direccionadas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições, para analisar a conjuntura macroeconómica internacional, e para tratar de temas relacionados com a situação de Angola e África.

De acordo com a Angop, a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, convidou a ministra das Finanças para integrar um painel, sobre o "Pós-Covid-19: Recuperação Económica e Resiliência", no qual participam o antigo governador do banco central de Inglaterra e Enviado Especial das Nações Unidas para Acção Climática e Finanças, Mark Carney, e o PCA do fundo de investimentos BlackRock Inc, Laurence Fink, com moderação da editora da Bloomberg TV, Francine Lacqua.

Vera Daves deverá participar também no encontro conjunto Banco Mundial/Fundo Monetário Internacional, Mobilização com África II, moderado pelo Director do Departamento Africano do FMI, Abebe Selassie, bem como no "Governor Talk: Angola, que será difundido na próxima terça-feira, dia 13 de Outubro.

Além das reuniões de cariz político, estão previstos encontros técnicos, entre a CMC e BODIVA com a International Finance Corporation (IFC); do BNA com o ICBC e o Standard Bank; entre a equipa técnica do Ministério das Finanças e da Unidade de Gestão da Dívida Pública com as equipas das Operações de Apoio Orçamental do Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento.

A agenda contempla ainda encontros com o director-geral para as Operações do Banco Mundial, Axel Van Trotsen Burg, com o vice-presidente do Banco Mundial para África, Hafez Ghanem e com o director do IFC para África, Sérgio Pimenta.

O evento integra um Fórum de negócios, organizado pelo Standard Chartered Bank, com investidores dos mercados financeiros internacionais e com o Banco HSBC.