Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Financiamento de 230 milhões USD para o sector agro-pecuário

Em Malanje

Os empresários do sector agro-pecuário na província de Malanje vão beneficiar de um financiamento avaliado em 230 milhões USD, do Programa para o Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), e que tem como foco o aumento da produtividade nos municípios de Malanje e Cacuso, no âmbito de um financiamento emergencial para alívio do impacto da Covid-19 na economia local.

Cada empresa pode candidatar-se a um financiamento até 47 mil USD, cujo prazo de reembolso é de três anos. As inscrições para a adesão ao crédito arrancaram em Setembro último e terminam no final do ano, acrescentou o gestor do projecto, Pedro Canga. Explicou que quanto ao número de empresas a serem seleccionadas, dependerá do nível de adesão bem como do cumprimento das exigências estabelecidas pelo programa como os níveis de produção estabelecidos para um período mínimo de três anos, legalização da área de produção, contabilidade organizada, entre outras.

O responsável clarificou que do valor global a ser financiado, 50% será disponibilizado pelo PDAC, 40% pela banca e os restantes 10% deverá ser injectado pelos promotores de cada projecto. "O projecto agro-pecuário começa a ser implementado em 2021, e o programa vai privilegiar a revitalização de pequenas e médias empresas e cooperativas ligadas à produção de milho, café, soja, feijão, bem como ovos e frangos, sem no entanto, descartar outras culturas mediante prévia avaliação", disse.

(Leia o artigo integral na edição 595 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)