Plataforma para ensino à distância começa a funcionar a 26 de Outubro

Plataforma para ensino à distância começa a funcionar a 26 de Outubro
Foto: César Magalhães

Cinco professores do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL) desenvolveram uma plataforma de Ensino à Distância (EAD), denominada Ambiente Virtual do ITEL (AVITEL) para dar assistência remota aos estudantes.

Motivados pelo desafio lançado pela ministra da Educação, Luísa Grilo, no sentido de se criarem mecanismos de ensino durante a pandemia da Covid-19, os docentes do curso de engenharia informática desenvolveram a plataforma em três meses. E avançam que há possibilidade de a venderem a outras instituições privadas, sendo oferecidas sem custos às do ensino público.

A plataforma é composta por menu administrativo, onde se pode tratar de questões administrativas e pagamento de emolumentos, área para docentes e menu para estudantes, onde é publicado todo o material académico, como fascículos, livros, vídeo-aulas e vídeoconferências, em ambiente idêntico ao Zoom. "Os professores conseguem criar as suas turmas e, através delas, fazer o upload (envio) de todo o material necessário para leccionarem as cadeiras. Podem ainda combinar encontros com estudantes e acompanhar as tarefas. Podem ver o estudante que acedeu à plataforma, a que horas terminou a actividade e avaliá-lo", explica o coordenador do projecto, Cláudio Gonçalves.

Dentro da plataforma, ainda há espaço para chat (conversa), onde os professores podem interagir com os estudantes, no sentido de esclarecer dúvidas e disponibilizar vídeo-aulas. O sistema também faz correcção dos exercícios. Durante a experiência piloto, iniciada no mês de Abril, foram ministradas 120 tele-aulas.

E, a partir do dia 26, vão começar as aulas em AVITEL, plataforma com capacidade para suportar 40 alunos por turma.

"Neste momento, os docentes estão a fazer o cadastramento dos estudantes na plataforma, através da base de dados da instituição para criação das turmas", explica o coordenador.

Qualquer navegador que esteja a usar o endereço da plataforma www.itel.gov.ao/avitel poderá ter acesso desde que seja estudante do ITEL e tenha acesso à internet. Os que não tiverem internet podem deslocar-se à instituição nos tempos livres para usufruírem da internet do ITEL.

(Leia o artigo integral na edição 596 do Expansão, de sexta-feira, dia 16 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i