Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Até onde levará a sua vontade de aprender?

Gestão de pessoas

Já pensou que a forma como investe em si lhe permite abrir portas de conhecimento? E, por consequência, descobrir sempre um pouco mais de si, aprimorando e desenvolvendo as suas competências.

Em tempos de Covid-19, houve uma explosão na quantidade de informação gratuita e paga, sobre todo o tipo de formação. Desde programas de desenvolvimento, a formações de autodesenvolvimento, ao coaching, tudo para que possa, de alguma forma, desenvolver conhecimentos e competências.

Mas, no meio deste caos de informação e oferta, que corre o perigo de tornar-se excessiva e distorcida, é necessário, mais uma vez, manter a calma, a ponderação para que consiga preservar o seu foco e o discernimento necessário, para separar aquilo que faz sentido ouvir, acompanhar, investir e, consequentemente, adquirir como conhecimento.

Salientar o que, de facto, lhe traz valor daquilo que poderá ser apenas tempo mal passado. Sim, é verdade que "o conhecimento não ocupa lugar", uma crença que quando não equilibrada o poderá levar para um descontentamento, daquilo que está a aprender e daquilo que gostaria de aprender. É, pois, o querer e o gostar que permitem alcançar resultados excepcionais no seu crescimento.

O ser humano já não consegue acompanhar o volume de informação que é gerado diariamente, megabits de dados, redes sociais disponíveis 24h/24h, queremos alcançar tudo e não alcançamos nada. Há quem se perda neste mundo de (des)informação e queira por isso estar disponível também 24h/24h... Não é possível! Somos seres limitados, somos seres humanos que necessitam de descansar, de parar, de aprender a desfrutar do silêncio e dos momentos em que nada acontece. Porque também nesses momentos você aprende, pois aprende a escutar-se, a organizar-se, a planear o seu momento de hoje e, consequentemente, as suas acções de amanhã.

Como curiosidade, o artigo "O que acontece a cada minuto na Internet", que traz dados surpreendentes (*), e do qual retirei o seguinte excerto "na Internet, a cada minuto, 347 mil novos stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp. Os dados são da edição 2020 do infográfico Data Never Sleeps ("Dados não dormem nunca", em tradução livre) da Domo, empresa especializada em computação na nuvem.

*Especialista em Recursos Humanos

(Leia o artigo integral na edição 598 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)