Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos e kamala Harris a primeira mulher vice-presidente

Mundo

Quatro dias depois das eleições, o democrata Joseph R. Biden Jr. foi dado como 46.º presidente dos Estados Unidos depois de vencer o Estado da Pensilvânia. Biden agradeceu ao povo norte-americano, enquanto a campanha de Trump avisou que a corrida ainda não está encerrada.

Joe Biden prepara-se para anunciar, já na segunda-feira, uma task force dedicada ao combate à pandemia, referiram fontes à CNN.

A notícia, conhecida poucas horas depois de as projecções darem Biden como vencedor das eleições, explica a gravidade da pandemia no país.

Campanha de Trump vai avançar com processos judiciais

O advogado de Donald Trump, Rudy Giuliani, disse hoje, numa conferência de imprensa em Filadélfia, que a campanha do ainda Presidente dos Estados Unidos vai avançar com processos contra o processo eleitoral devido a "fraude", numa alusão aos votos por correio, referindo ainda que Filadélfia, cidade tradicionalmente democrata, tem "um histórico muito grande de fraude eleitoral".

Donald Trump permanece na presidência, com todos os poderes até 20 de Janeiro.

Kamala Harris é a primeira mulher vice-presidente dos EUA

Fez-se história na política norte-americana, com a eleição da primeira mulher para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, rompendo barreiras com a tradição de homens nos cargos mais altos da política norte-americana durante séculos.

A até agora senadora da Califórnia, de 56 anos, é também a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a assumir a vice-presidência, representando o multiculturalismo que define a América mas ausente dos centros do poder de Washington.

Kamala Harris é vista como uma ponte para o futuro do Partido Democrata na era pós-Trump e pós-Biden. A multirracialidade da candidata sempre a definiu em quase todas as posições de liderança que assumiu. Harris sempre usou como bandeira a inspiração nos movimentos de direitos civis.