Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

SODIAM abre primeira loja de diamantes lapidados em Luanda

Comercialização de diamantes

A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM), empresa que detém o direito exclusivo de comercialização de diamantes internamente, já abriu a primeira loja para venda de pedras preciosas lapidadas em Angola.

De acordo com um comunicado da SODIAM, a loja resulta de uma parceria com a empresa Indiana KGK.

É o segundo investimento que resulta da parceria entre as duas empresas. No final de 2019, foi inaugurada uma fábrica de lapidação em Luanda, designada Stone Polished Diamonds num investimento de 5 milhões USD.

As duas empresas pretendem igualmente abrir uma fábrica de lapidação de diamantes no Lucapa, província da Lunda Norte, num investimento avaliado em 10 milhões USD. Na fabrica de Luanda, a Sodiam é accionista com uma participação de 10% sendo que as restantes participações pertencem do seu parceiro indiano.

Recordamos que a receita fiscal com a venda de diamantes caiu quase 80% para 1,4 mil milhões Kz em Agosto, contra os 6,3 mil milhões arrecadados em Janeiro.

Essa quebra na receita fiscal, é causada pelo afundanço da produção em 95% para os 75,4 mil quilates em Agosto, contra os 1,3 milhões produzidos em Janeiro deste ano. Ou seja, no ultimo mês as empresas apenas produziram 5% do total de diamantes extraídos em Janeiro.

(Leia o artigo integral na edição 600 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Novembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)